Agência Brasil

22 de setembro de 2009

Para marcar o Dia Mundial sem Carro, a organização não governamental Greenpeace promove vagas vivas em oito capitais: São Paulo, Rio, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Manaus e Recife. As vagas vivas são manifestações pacíficas que ocorrem nessa data, quando o espaço na rua que seria ocupado por um carro estacionado é usado para promover uma atividade com a população.

Para comemorar a data, o Serviço Social do Comércio (Sesc) promove hoje (22) em São Paulo, das 10h às 14h, o evento “Pegue Carona Nessa Ideia”.

A trupe de palhaços Os Sustentáveis – Agentes de Transição fará intervenções artísticas e ações interativas durante cortejo que percorrerá ruas do centro de São Paulo, com a distribuição de material informativo.

O percurso será feito pela Rua Carmo, Poupatempo-Sé, Praça da Sé, Rua XV de novembro, Praça Antonio Prado, Rua São Bento, pelo Largo São Bento, a Rua Líbero Badaró, o Viaduto do Chá, a Rua 24 de maio, Avenida Ipiranga, Barão de Itapetininga, Praça Patriarca, Rua Direita, Praça da Sé e Rua do Carmo.

No Rio, diversas atividades marcarão a data. A programação começa às 10h, na Praça Mário Lago, no centro, com apresentação da banda da Guarda Municipal, seguindo-se dança rítmica. Haverá ainda apresentação de Tai Chi Chuan no Clube Escolar da Mangueira, de teatro de rua, além de curso de educação cicloviária,às 9h em Copacabana, com noções sobre o uso adequado da bicicleta como meio de transporte.

Em Brasília, o Ministério das Cidades realiza passeio ciclístico na Esplanada dos Ministérios e seminário. O ministro Márcio Fortes vai pedalar, juntamente com os participantes do passeio, até o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde é realizado o 10º Congresso Brasileiro de Municípios.

No estacionamento do ministério, às 10h30, Márcio Fortes participa do projeto Vaga Viva, que terá exposição de fotos, exibição de vídeos e lançamento do Concurso de Ideias para Mobilidade com Bicicletas, promovido pela Universidade de Brasília. Às 13h, o ministro vai ao seminário Dia sem Carro, que discutirá alternativas de mobilidade urbana.